Dark Light

Em 2020 lancei a primeira versão do meu curso: A jornada – do zero aos 1000 fãs verdadeiros, e precisei revisar muitos livros que havia lido, revisitar conceitos e me atualizar para saber o que estava acontecendo no mercado.

No meio de tanto papel, palavras e estratégias, alguns livros se tornaram oráculos para mim na construção de um curso completo para criadores que estavam cansados de técnicas agressivas de marketing e queriam apenas trabalhar com o que amam, fazendo marketing de uma forma leve que respeita a audiência de quem comunica e da audiência.

Quando eu terminei essa lista eu naturalmente me assustei. Mesmo que façam 8 anos que estou estudando marketing raramente a gente usa tudo que lê.

Normalmente eu consumo os livros, faço as anotações que são importantes e depois esqueço de algumas partes. Porém, 27 livros, das dezenas que li, de uma forma ou de outra me apareciam em conversas, em momentos críticos e situações onde precisava de uma mãozinha para tomar decisões importantes.

Para ser transparente, o meu processo de formação dentro do marketing acontece da seguinte forma: eu assumo um desafio novo, geralmente não sei resolver na totalidade, por isso, compro livros, converso com pessoas que tem experiência e raramente compro cursos, a não ser alguns que sei que me acelerariam o aprendizado.

Faço desse jeito porque amo estudar. É quase um hobbie para mim.

Eu criei essa lista à pedido dos meus alunos e resolvi tornar ela pública.

Nesta lista vou explicar qual é a grande ideia por trás do livro, para dar uma sinopse na minha perspectiva, e uma nota de 0 à 5 para o quanto esse livro me ajudou na minha formação em marketing.

Como usar essa lista?

Recomendo fortemente você usar essa lista como um conteúdo de consulta dos assuntos que você gostaria de aprender sobre marketing.

Use minha nota apenas para fazer uma priorização se estiver em dúvida sobre dois ou mais livros que falem do mesmo assunto.

A leitura é uma experiência individual e não quero impactar o seu processo de aprendizado porque eu gostei mais, ou menos, de um livro.

Vamos lá?

sobre psicologia de compra

Robert Cialdini é um dos grandes estudiosos da psicologia de compra quando o assunto é venda.

Ele investiu toda a sua carreira para entender como as pessoas compram e documentou todo esse conhecimento em alguns livros:

Pré-suasão por Robert Cialdini

A grande ideia: criar um ambiente imersivo para o comprador imaginar o que seria a vida dele comprando a sua solução ajuda consideravelmente nas vendas.

Avaliação: 3.5 de 5.

Armas da Persuasão por Robert Cialdini

A grande ideia: Como funcionam os vieses mentais que levam pessoas comprarem sem pensar, seu efeitos e a importância da unidade

Avaliação: 3.5 de 5.

Outro autor que se aprofunda muito para entender como tomamos decisões é o Daniel Kahneman.

Os livros dele não são tão fáceis de ler e digerir, mas são recheados de estudos que fazem a gente entender como funciona o processo de decisão das pessoas.

Rápido e devagar: Duas formas de pensar de Daniel Kahneman

A grande ideia: Nós tomamos decisões emocionais e Kahneman mostra em uma série de exemplos como não aplicamos muito bem a lógica no processo de decisão.

Avaliação: 4.5 de 5.

O Ryan e o Deci abriram a minha visão em relação ao que podemos fazer no marketing, nos livros acima, consistentemente, é falado sobre a redução de consciência do consumidor para a tomada de decisão.

A teoria da autodeterminação mostra um caminho, no meu ponto de vista, promissor para o marketing, onde podemos trabalhar as necessidades básicas dos seres humanos para se sentirem motivados: a autonomia (de decisão), a competência (nossa habilidade de fazer acontecer) e a conexão (estamos em comunidades que cultivam os mesmos valores).

A teoria da autodeterminação de Ryan e Deci

A grande ideia: Um estudo que apresenta como nós nos motivamos internamente e criamos uma rota saudável para se desenvolver de forma positiva.

Avaliação: 5 de 5.

O meio bagunçado de Scott Belsky

A grande ideia: A jornada de compra do consumidor é extremamente bagunçada e extensa. Existem alguns momentos (momento da verdade) que são divisores de água na decisão do consumidor.

Avaliação: 4 de 5.

Decodificando o meio bagunçado por Google

A grande ideia: uma revisão histórica dos modelos de marketing e uma forma simples de entender como funciona a jornada de compra do consumidor

Avaliação: 5 de 5.

sobre escrita criativa no marketing (famoso copywriting)

Comunicação não é algo simples.

Ter uma base de referências, boas ou ruins, são essenciais para criar com mais autonomia, mas sem a prática a leitura em si não te trará grandes revelações de como comunicar a sua solução para a sua audiência, ou seja: leia, mas pratique:

The Copywriter’s Handbook por Robert Bly

A grande ideia: esse é um dos livros mais completos sobre escrita criativa no marketing para iniciantes. É um livro bem prático para começar na jornada da escrita.

Avaliação: 4.5 de 5.

Scientific Advertising de Claude Hopkins

A grande ideia: Um clássico do marketing de 1923 que formou muitos publicitários famosos do século passado (e desse século).

Avaliação: 4 de 5.

Ideias que colam de Chip Heath e Dan Heath

A grande ideia: neste livro é trabalhado seis princípios que ajudam a criar ideias que colam: simplicidade, surpresa, concretude, credibilidade, sentimentos e relatos.

Avaliação: 4 de 5.

The advertising effect de Adam Ferrier

A grande ideia: Ferrier foca seu livro em entender e explicar o que faz os clientes tomarem uma ação quando leem um anúncio.

Avaliação: 3.5 de 5.

They ask, you answer de Marcus Sheridan

A grande ideia: Um guia completo de como fazer marketing de atração baseado na audiência.

Avaliação: 5 de 5.

On Writing por Stephen King

A grande ideia: Que tal ter uma masterclass de escrita com um dos melhores escritores contemporâneos: esse é o livro.

Avaliação: 4.5 de 5.

Story por Robert McKee

A grande ideia: Como criar e contar histórias de uma forma detalhada tendo como guia um dos maiores estudiosos em roteiros de filme.

Avaliação: 4.5 de 5.

Everybody Writes por Robert McKee

A grande ideia: Nós vivemos em um mundo guiado pela produção de conteúdo. Como navegar se diferenciando no meio do mar de conteúdo? A Ann te responde.

Avaliação: 4.5 de 5.

Sobre marketing

Está aqui uma seleção complicada. Tem tanto livro sobre marketing, que dentro de todos que li, escolhi os livros que dão mais base para uma visão de marketing mais estrutural e enxuta.

Além da base, gosto dos autores que olham para o futuro e que demarcam mudanças importantes na mentalidade de qual é a função do marketing.

Nesta seleção, sempre que ler um livro, verá o quanto os autores, marketeiros e pesquisadores se importam com a necessidade da audiência.

Isso é marketing por Seth Godin

A grande ideia: um resumão de qual é o papel do marketing e quais formas de pensar foram um bom marketeiro orientado às necessidades da audiência.

Avaliação: 4 de 5.

Marketing de Permissão por Seth Godin

A grande ideia: as pessoas odeiam ser interrompidas. Porque não pensar em um marketing de permissão: onde a audiência escolhe consumir, comprar por meio da conexão? É o melhor livro do Seth Godin para mim.

Avaliação: 5 de 5.

Tribos por Seth Godin

A grande ideia: um líder não é aquele que manda, mas sim que ajuda todos a descobrir sua função na comunidade.

Avaliação: 4.5 de 5.

Zag por Marty Neumeier

A grande ideia: ser uma marca que se destaca é sobre entender e criar apenas uma diferenciação radical no mercado.

Avaliação: 4 de 5.

1-Page Marketing Plan por Allan Dib

A grande ideia: falar em marketing pode parecer assustador, mas aprender a colocar o seu planejamento em uma única página parece impossível, Allan quebra paradigmas no planejamento de marketing nesse livro.

Avaliação: 4 de 5.

Zero por Joseph Jaffe e Maarten Albarda

A grande ideia: um marketing sem mídia paga. O ex diretor de marketing da Coca-cola fala da importância para a autonomia do marketing em criar os próprios canais de mídia.

Avaliação: 4.5 de 5.

Superfans por Pat Flynn

A grande ideia: você não precisa ser famoso para vender, você só precisa de fãs verdadeiros e construir um negócio super segmentado para criar um negócio rentável

Avaliação: 3.5 de 5.

Rework por Jason Fried e David Hansson

A grande ideia: menos trabalho duro, mais trabalho inteligente. Jason e David mostram como uma empresa pode evitar retrabalhos se focar no que importa, as mesmas lições servem pro marketing.

Avaliação: 4.5 de 5.

Lean Analytics por Alistair e Yoskovitz

A grande ideia: como transformar dados em informação, ter foco na análise e criar insights rápidos e fáceis através das métricas.

Avaliação: 4 de 5.

Startup Enxuta por Eric Ries

A grande ideia: como criar, testar e criar um ciclo virtuoso de pequenos lançamentos de produto para você crescer o seu negócio um passo de cada vez.

Avaliação: 5 de 5.

A miopia do marketing por Ted Levitt

A grande ideia: esse livro demonstra como algumas marcas se tornam obsoletas por terem uma visão muito egocêntrica de negócio e não olharem para a mudança de comportamento dos consumidores

Avaliação: 5 de 5.

Marketing Rebelion por Mark Schaefer

A grande ideia: o marketing feito de humanos para humanos tem uma efetividade maior em criar conexões fortes e duradouras entre clientes e marcas

Avaliação: 3.5 de 5.

Empreendedorismo para subversivos por Facundo Guerra

A grande ideia: uma série de aprendizados do Empreendedor Facundo Guerra na sua jornada de criar negócios disruptivos.

Avaliação: 4 de 5.

A importância da autocrítica

Existem inúmeras formas de pensar marketing, na minha experiência e estudo, as mais assertivas são as que pensam na audiência e cuidam muito para ter uma escuta ativa das necessidades o mundo.

Toda vez que leio um livro de marketing eu procuro saber o quanto o escritor, ou a escritora, está sendo incisivo em regras do marketing sem apresentar pesquisas, apenas estudos de caso.

Estudos de caso são muito perigosos, porque raramente apresentam o contexto completo de uma empresa e faz com que a gente tenha uma visão limitada da estratégia.

De todos esses livros, se eu pudesse resumir em uma frase o meu aprendizado seria:

“A necessidade da audiência importa e muda com o tempo. Um bom marketeiro é aquele que defende e tem o interesse genuíno em resolver os problemas do mundo com as soluções da empresa.”

Lucas Morello

Espero que tenham gostado da lista.

Estou aberto para adições de livros, discussões e comentários.

1 comentários
  1. Gostei muito da lista de livros , alguns eu tenho. Anotei os que quero ler. Estou começando no empreendedorismo (falta somente concluir o site) sobre: venda de Cartão de Visita Digital e pensando em oferecer outros produtos no futuro. Sou designer iniciante. O podcast Podcrê é muito bom. Muito Obrigada!

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